segunda-feira, dezembro 18, 2006

Caros amigos
Irei privar-me, por algum tempo, da vossa companhia. Voltarei logo que for possível.
Até lá, como diria o nosso artista: Façam o favor de ser felizes.
Um bom Natal e que 0 2007 vos traga tudo de bom!

terça-feira, dezembro 12, 2006

Monumentos portugueses para visitar ...Com Calma!

Esta semana foram seleccionados 21 monumentos para escolha dos portugueses. Deste grupo sairão as 7 maravilhas portuguesas.

Vasculhando pelos arquivos domésticos, encontrei algumas fotos de um desses monumentos, o Mosteiro de Alcobaça.


Mas dos baús da memória saiu também este postal de 1926, com 2 selos da República Portuguesa e que mostra o mesmo local que 80 anos depois tive o privilégio de visitar. Segundo a legenda do postal, este local era o antigo lavatório do convento.

É um local fresco onde sabe bem estar no pino do Verão a ouvir a água a borbulhar, e a ver passar os muitos turistas que visitam esta pérola da arquitectura gótica portuguesa.


Estando neste local sempre podemos ficar mais atentos aos pormenores que compõem esta obra de arte em pedra e que artesãos de outros tempos souberam esculpir, para os monges de outrora.


Este Lavatório encontra-se nos claustros do Convento, assim como um conjunto de gárgulas esculpidas na pedra e que o tempo e a água tem também ajudado a mudar de forma, ou as arcadas com as suas colunas e capitéis desenhados a escopro pelo talento dos pedreiros e escultores.

Para os amantes da arte em pedra, o Convento de Alcobaça constitui uma verdadeira arca do tesouro da pedra esculpida.

Para outros mais românticos, há sempre a visita obrigatória aos túmulos de Pedro e Inês, o par simultaneamente mais feliz e infeliz da História de Portugal, e que se encontram frente a frente para a eternidade, na igreja do Convento.

Seja para apreciar a arte esculpida na pedra, ou simplesmente para evocar o romantismo da nossa História, vale a pena visitar, Com Calma!... e deixar-se impregnar pela ...Alma! de Alcobaça.
 Posted by Picasa

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Desejo a todos um bom fim de semana prolongado em especial para a Carminda.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

O Universo é um ruído a converter-se em harmonia, um corpo a mostrar a alma.

Teixeira de Pascoaes - Aforismos

sábado, dezembro 02, 2006

Bom fim de semana para todos !