sexta-feira, setembro 27, 2013




Venho do sol (uma cortina de bruma
envolve o dia). Testemunha
de uma solidão fresca, sem recordar,
sem esperar, volto a olhar no espaço mudo.
O cheiro a chão lavado.
Uma direcção entre vagas sensações.
Não existe uma pergunta. Suspenso, avanço
entre vazios.


António Ramos Rosa - Princípio de Estação


segunda-feira, setembro 23, 2013




Se é dever dizer o que
sem mestre aprendi da
vida digo:
a natureza tem tudo
mas cada coisa de
sua vez.
É simultânea como o
conhecimento:
sabe-se bem uma coisa
por causa de várias
que se sabem mal.
E tive paz quando
soube que antigos
me tinham deixado
isto mesmo.

Almada Negreiros

domingo, setembro 22, 2013

Conheça a beleza de Viena no outono


Conheça a beleza de Viena no outono

Você já se encantou pela beleza das folhas secas que caem no outono europeu? As estações de ano são tão fortes na europa que ditam moda e hábitos.

Nada melhor do que ver as transformações que a chegada de uma nova estação provoca na cidade e também nas pessoas. O charme do vestuário já anuncia que a temperatura está caindo.

Estamos no fim de setembro e esse período é marcado pelo fim do verão e chegada do outono. O sol vem com menos frequência, os dias frios vem chegando de leve. Se você gosta de descobrir novas paisagens o outono pode ser um período para você presenciar uma mudança bela na natureza.

Em Viena, por exemplo, a mudança marca a entrada de novos espetáculos e novas performances nos teatros e óperas da cidade. O lugar se veste para receber a nova estação.

O mês de outubro em Viena é marcado também pelo colheita da uva, alguns dias ensolarados ainda tem lugar, mas a maioria é nublado e chuvoso. O hábito dos europeus é passar mais tempo dentros dos pubs ou se esquentar em confortáveis restaurantes. O vinho quente, muito típico no inverno, já começa a aparecer em feirinhas pelas praças das cidades.

Antes do forte e frio inverno tomar conta da cidade, aproveite em Viena o monte Kahlenberg, aqui você tem uma vista panorâmica da cidade e seus bosques, é um dos locais preferidos pelos vienenses nos finais de semana. A natureza ganha novas cores e desfrutar dessas mudanças pode ser muito gratificante, a temperatura varia de 14 até 7 graus.

Caso a chuva chegue, você pode participar do Wien Modern Festival, são 21 apresentações entre 24 de outubro a 15 de novembro, é uma grande mostra da música contemporânea, não há como perder. Alías, Viena é conhecida como a Cidade da Música, a tradição de música erudita vem de berço, foi lá onde nasceram Mozart, Franz Schubert e Strauss.

No fim de outubro há o famoso festival de cinema Viennale, a produção de filmes independentes e de arte ganha espaço nas telas.

A capital da Áustria oferece muitos atrativos aos visitantes, além da programação cultural, os tradicionais monumentos são sempre um convite. Rathaus, a sede da prefeitura, é um dos locais mais visitados. Visite uma das maiores catedrais góticas, a Stephansdom – A Catedral de Santo Estêvão, construída no séulo XI.

Conheça o estilo Rococó no Palácio de Schönbrunn, construído em 1696. Desfrute também de passeios pelo rio que corta a cidade, o Danúbio.

Não esqueça de provar os tão desejados doces em Viena, entre eles a torta Sacher e a Linzer, e o mais pedido, o strudel de maçã. Os chocolates com belas embalagens que carregam a imagem de Mozart são ótimas dicas de presente.

A Áustria também tem a fama de ser um dos melhores lugares para se viver, então aproveite as suas qualidades e não esqueça seu seguro de viagem internacional, exigido no tempo de sua estadia. A língua oficial do país é o alemão, desde 1995 faz parte da união europeia, no mesmo ano  assinou o Acordo de Schengen e adotou o euro.

Que cidades você já visitou durante o outono?

 

quarta-feira, setembro 18, 2013

  

Nunca encontrei um pássaro morto na floresta.

Em vão andei toda a manhã
a procurar entre as árvores
um cadáver pequenino
que desse o sangue às flores
e as asas às folhas secas...

Os pássaros quando morrem
caem no céu.

José Gomes Ferreira

quarta-feira, setembro 11, 2013







Passeando por Óbidos com muito calor.
Mas cada um apreciava um dia de lazer num local que é sempre bonito.



sexta-feira, setembro 06, 2013

 
 Ericeira


Há dias em que julgamos
que todo o lixo do mundo nos cai
em cima. Depois
ao chegarmos à varanda avistamos
as crianças correndo no molhe
enquanto cantam.
Não lhes sei o nome. Uma
ou outra parece-se comigo.
Quero eu dizer: com o que fui
quando cheguei a ser
luminosa presença da graça,
ou da alegria.
Um sorriso abre-se então
num verão antigo.
E dura, dura ainda.


Eugénio de Andrade - Há dias

terça-feira, setembro 03, 2013



Canta, poeta, canta!
Violenta o silêncio conformado.
Cega com outra luz a luz do dia.
Desassossega o mundo sossegado.
Ensina a cada alma a sua rebeldia.

Miguel Torga - Voz Activa