quarta-feira, dezembro 09, 2009





Em criança costumávamos dizer: Nossa Senhora da Conceição, faça Sol e chuva não. Foi o que aconteceu ontem, em Campo Maior, Alto Alentejo, no dia de Nossa Senhora da Conceição. O sol espreitando por entre nuvens, foi mais forte.
A procissão saiu à rua, levando atrás a banda, muito aprumada e os fiéis . As janelas, como é costume nestas ocasiões, estavam enfeitadas com colchas coloridas. Era uma procissão muito simples. A única imagem era só a de Nossa Senhora, muito linda cheia de flores. Ela sai do seu altar, neste dia que lhe é consagrado. E o povo presta-lhe a homenagem devida.

Posted by Picasa

5 comentários:

Ana Tapadas disse...

Querida Isabel:
Andaste pelo «meu» Alentejo! Que bom que aprecias o que é simples, assim sempre tenho alguma hipótese de não te decepcionar...
Como calculas conheço bem Campo Maior e tenho/tive - partiu tão cedo - grande amigo de lá.
Beijinho

Meg disse...

Isabel,

Muito bonito este testemunho que aqui deixas, sinal de que nem todas as tradições se perdem.

Bem hajas.

Beijinho

Dalva Nascimento disse...

Querida Isabel,

Nossa Senhora estava mesmo linda... aqui no meu bairro acompanhei a procissão que passou por diversas ruas, mas perdeu-se o costume de enfeitar as janelas. Via-se uma ou outra, bem poucas, com toalhas brancas bordadas, de algumas senhorinhas mais tradicionais. Mas o que me deixa mais sensibilizada é o carinho do povo: mesmo aqueles que não são católicos, param o que estão fazendo, em atitude de respeito para com a procissão a passar...

Beijinho!

Cristina disse...

Muito, bonito, Isabel.
Bom fim de semana, beijinhos.

Bípede Implume disse...

Queridas amigas

Ana
Meg
Flor
Cristina

Também fui apanhada de surpresa. Não estava nada à espera de assistir a uma procissão, e gostei muito.
Beijinhos.
Isabel