quinta-feira, julho 13, 2006

De Ontem e de Hoje... Príncipe Real



Vasculhando o baú das memórias, encontrei um velho postal do Príncipe Real, jardim que foi inaugurado em 1859 como homenagem ao filho primogénito de D.Maria II.

No centro do Jardim encontra-se um tanque, e um reservatório de água , com ligação ao sistema do Aqueduto das Águas Livres.

Este reservatório é conhecido como Galeria ou Reservatório da Patriarcal, nome derivado da existência da Basílica da Patriarcal, ali instalada a partir do terramoto de 1755 e que ardeu em 1769.

Hoje é uma galeria de exposições temporárias e que pode e vale a pena ser visitada.

O Jardim do Príncipe Real é rodeado por antigos palacetes, hoje na posse de Bancos ou outras instituições públicas ou privadas.

Um dos palacetes mais interessantes em termos arquitectónicos é o Palacete Ribeiro da Cunha em estilo Neo mourisco ou neo árabe e que data de 1877.

Este palacete já albergou a reitoria de uma universidade e hoje encontra-se fechado e à espera de uma autorização camarária para transformação em Hotel de Charme.

A sua transformação em Hotel de Charme, tem sido alvo de contestação por parte de alguns grupos de cidadãos devido à presumível destruição de uma parte dos jardins e das cavalariças do palacete.

Passeando pela Sétima Colina, entre o Largo do Rato e o Bairro Alto, não deixe de Com Calma... passar pelo Príncipe Real e sentir a Alma... do lugar desde os palacetes à Patriarcal.

1 comentário:

António Caeiro disse...

Com calma (de calor) cá vou passando por aqui lentamente.