segunda-feira, julho 03, 2006
Relógios de Sol...
Nos passeios que faço não costumo utilizar relógio de pulso, pois vou encontrando verdadeiras preciosidades ao longo deste país e que me mantém mais ou menos informado dos horários.
Essa obras de arte, são os Relógios de Sol que se encontram um pouco por todo o país, com especial destaque para as Igrejas e Conventos.
Um relógio de Sol é um instrumento de medida da passagem do tempo pela observação da posição do Sol e é normalmente constituido por uma placa plana onde se encontram as linhas que indicam as horas e por um pino - o gnomon - que projecta a sua sombra sobre as linhas para nos dar então essa medida de tempo.
Podem ser de vários tipos, horizontais, como os que se encontram em alguns jardins - com uma placa horizontal e um gnomon - verticais, como os que se encontram nas paredes de igrejas e ainda os reclinados que não são nem verticais nem horizontais, como os equatoriais com um prato fixo no plano do equador e os polares com o prato paralelo ao eixo da Terra entre outros.
As fotos nesta página são de relógios de Sol em Santo Isidoro / Mafra, no mosteiro de Alcobaça e na Carvoeira, numa igreja.
Cada um deles, é uma obra de arte e de técnica, arte pelo trabalho dos artesãos que os esculpiram, mas é também uma obra de técnica, pois a sua orientação, a divisão dos espaços que representam as horas e a inclinação do Gnomon, variam de acordo com a latitude do local e com o tipo de relógio de Sol.
A decoração de cada um deles é digna de se apreciar em pormenor, o que por vezes é díficil devido à posição em que se encontram.
Em muitas igrejas e conventos por este país fora existem relógios de Sol à espera de serem apreciados e fotografados.
Como única desvantagem, tem uma diferença entre a hora apresentada e a hora real que pode variar de mais ou menos 15 minutos.
Mas são belos e silenciosos, ao contrário de muitos dos relógios colocados actualmente nas torres de igrejas.
Percorrendo os caminhos de Portugal, nas rotas de Igrejas e Conventos, quando precisar de saber as horas, procure, Com Calma... numa das paredes de uma igreja o relógio de Sol que também faz parte da Alma dos lugares.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Parabéns.
Autênticas preciosidades estes Relógios de Sol gravados na pedra.
Há dias também descobri um de 1747 na parede de uma casa no principal cruzamento de Manique (Cascais).
Enviar um comentário