sábado, junho 16, 2007

Meus amigos eis-me de volta ao Com Calma.

Durante este mês, em que estive ausente, este blogue foi nomeado com um Meme pelo Atento do MGomes e mais um Thinking Blog Award pelo Dias Que Voam.

São dois blogues que muito aprecio daí a minha enorme alegria.
Muito obrigada meus amigos.

Cumprindo o ritual irei dar a minha contribuição para o Meme, falando de José Rodrigues Miguéis e de Lisboa minha cidade.

José Rodrigues Miguéis nasceu em Lisboa em 1901 e morre em Nova Iorque em 1980.
Escreveu contos, romances, novelas e peças de teatro.
Páscoa Feliz - 1932 - foi distinguido com o Prémio Casa da Imprensa.
Leah e outras Histórias - 1958 - Prémio Camilo Castelo Branco.
Conheço, praticamente, toda a sua obra, mas o livro que mais me emociona é este Escola do Paraíso. Miguéis é um escritor de Lisboa, descreve-a com a saudade de um exilado, tornando-a mais bela aos nossos olhos




Na infância viveu entre o Castelo e a Sé.
São dele estas palavras tiradas deste Escola do Paraíso:
" O sol rutila, escorre-se como um mel pelos telhados, polvilha gloriosamente o Tejo, lago sereno, com velas brancas e vermelhas, de longe indolentes, distantes como nostalgia. E logo abaixo do Castelo, as traseiras encostam a São Tiago e aos Loyos."
"È Lisboa, uma realidade em si, e será preciso tê-la conhecido e vivido nela para bem a compreender e amar."
Vivi longos anos longe da minha cidade, por isso o compreendo.
E agora os nomeados para continuarem com este desafio tão interessante:
Quanto ao Thinking Blog Award, não faço mais nomeações por ter já feito da primeira vez.
A todos um bom fim de semana.




8 comentários:

Carminda Pinho disse...

Olá amiga,
Que bom que já estás de volta.
Muito obrigada pela distinção com um "Meme". Preciso pensar um pouco para continuar a corrente deste prémio.
As tuas fotos de Lisboa são lindas o livro de José Rodrigues Migueis nunca o li mas vou levá-lo comigo para férias, prometo.
Beijinhos e bom fim de semana

Meg disse...

Vim só para lhes dizer que A Recalcitrante está feliz por terem voltado.
Um abraço

Pisca disse...

Andando na vadiagem por vários blogues vim aqui parar.

Obrigado por referir José Rodrigues Miguéis e a sua Escola do Paraíso.

Livro que está na minha colecção dos que se vão reler e reler e descobrindo sempre coisas novas

Pesquei a fotografia da capa para um post no meu blogue

http://bloguedopisca.blogspot.com/

espero não ter sido incorrecto

Bípede Implume disse...

Carminda, minha Amiga
É uma boa escolha o José Rodrigues Miguéis.É bom estar de volta e poder contar com a tua companhia.
Beijinhos.


Obrigada pela visita e simpáticas palavras. Volta sempre.

Meg
Obrigada. Já disse à Carminda e, repito, é bom estar de volta e poder contar convosco.
Beijinhos.

Pisca
É um prazer encontrar um admirador de José Rodrigues Miguéis. Fico muito agradecida por ajudar a divulgar um autor que parece esquecido e mal amado.
Um abraço.

Pisca disse...

O gosto foi todo meu, vou fazer adicionar o seu blogue às "arranhadelas do Pisca"

T disse...

Muito obrigada:)
Vou pensar no meme:)

ABS disse...

Como membro do DQV sinto-me duplamente honrado - é que ainda por cima moro na Rua José Rodrigues Miguéis. Nem de propósito. 8)

Bípede Implume disse...

abs
Que coincidência engraçada.
O Dias que Voam merecem todas as distinções e o José Rodrigues Miguéis merece ter uma rua com o seu nome. Tudo bem, portanto.