quinta-feira, junho 29, 2006

Castelos de Portugal!



Nos passeios que vou fazendo por Portugal, tenho visitado vários Castelos, de Norte a Sul. Estas fortificações existem na sua maioria desde o início da Nacionalidade.

O Castelo de São Jorge, em Lisboa foi tomado aos Mouros em 1147 por D.Afonso Henriques, tendo o nome de São Jorge por ter sido este o santo de devoção dos cruzados que demandavam a Terra Santa.

A partir de 1255, com a passagem de Lisboa a Capital do reino albergou o Paço Real.

Montemor-o-Novo foi conquistada aos Mouros durante o reinado de D.Sancho I e o Castelo Medieval terá sido construido a partir de 1203

Na foto pode ver-se o antigo Paço do Alcaide, em ruínas.

Em Caminha encontra-se a Torre do Relógio, antiga Torre de Menagem do Castelo de Caminha, esta fortificação terá sido iniciada durante a ocupação romana, sendo que os seus alicerces datarão dos séculos IV e V.

A fortificação romana terá sido ampliada e reforçada durante os reinados de D. Afonso III, D.Dinis e D.João I

O relógio foi colocado no séc XVII, quando então se alterou o nome para Torre do Relógio.

Tem uma imagem de Nossa Senhora da Conceição em pedra, mandada colocar por D.João IV.

Estando em Lisboa, ou vindo a Lisboa, em passeio pelo Minho, ou pelo Alentejo, há sempre tempo para Com Calma... visitar um dos muitos castelos que defendiam as populações contra os inimigos. Seja em Caminha, após uma refeição de Rojões acompanhado com um Verde tinto, ou em Montemor-o-Novo depois de umas migas de espargos verdes.

Em cada um deles procure as marcas que os pedreiros deixavam gravadas nas pedras e que eram a sua assinatura, e que fazem parte ...da Alma, destes monumentos.

3 comentários:

Anónimo disse...

fabuloso reportagem.
Até muito brève en Lisboa!!

hfm disse...

Ainda só fiz uma 1ª incursão mas pelo que vi vou voltar a "bastas" vezes... Um abraço

Platero disse...

Obrigado Cristina e Helena pelas vossas visitas.

Um abraço