sábado, dezembro 01, 2012


Dia 1 de de Dezembro, Dia da Restauração da Independência de Portugal
 
 



A grande preparação para a revolta

A ideia de recuperar a independência era cada vez mais poderosa e a ela começaram a aderir todos os grupos sociais.

Os burgueses portugueses estavam muito desiludidos e empobrecidos com os ataques ao seu território e aos navios que transportavam os produtos que vinham das várias regiões do reino de Portugal continental, insular e ultramarino. A concorrência dos Holandeses, Ingleses e Franceses diminuía-lhes o negócio e os lucros.

Os nobres descontentes viam os seus cargos ocupados pelos Espanhóis, tinham perdido privilégios, eram obrigados a alistar-se no exército castelhano e a suportar todas as despesas. Também eles empobreciam e era quase sempre desvalorizada a sua qualidade ou capacidade! A corte estava em Madrid e mesmo a principal gestão da governação do reino de Portugal, que era obrigatoriamente exigida de ser realizada "in loco", era entregue a nobres castelhanos e não portugueses. Estes últimos viram-se afastados da vida "palaciana" e acabaram por se retirar para a província, onde viviam nas suas casas senhoriais e solares, para poderem sobreviver com alguma dignidade imposta pela sua classe social.

Portugal, na prática, era como se fosse uma província espanhola, governada de longe. Os que ali viviam eram obrigados a pagar impostos que ajudavam a custear as despesas do Império Espanhol que também já estava em declínio.

Foi então que um grupo de nobres - cerca de 40 conjurados- se começou a reunir, secretamente, procurando analisar a melhor forma de organizar uma revolta contra Filipe IV de Espanha. Uma revolta que pudesse ter êxito.

 Texto e imagem tirados da Wikipédia
 
 

2 comentários:

alfacinha disse...

Cara Isabel
é verdade ,os países de sul sofram mais da crise. No entao eu quereria sublinhar que todos os países da Europa estão sentados no mesmo barco e embora alguns possam remar com remos mais longos, eles também precisarão de economizar para diminuir as despesas.Por exemplo Bélgica já poupou em 18 meses por 20 mil milhões euros e deve poupar mais não só o ano próximo 4 mil milhões mas também cada ano seguinte.Uma revolta contra o governo da europa , de boa vontade mas através das urnas.Juntos somos fortes
abraço de Alfacinha

Ana Tapadas disse...

Querida Isabel,
há que recordá-lo a esta gente de indigência histórica, entre outras...

Com o frio que aqui faz (agora 1 grau), as coisas tornam-se ainda mais difíceis.

Beijinho grande e votos de uma semana tranquila.