quinta-feira, julho 27, 2006

Marcas de Canteiro

Ao visitar vários dos monumentos que enriquecem o nosso país, desde Castelos e Conventos, Palácios e Mosteiros, fui encontrando e coleccionando fotos de marcas nas cantarias.

Estas marcas são conhecidas por Marcas de Pedreiro ou Marcas de Canteiro ( trabalhador em Pedra ou Cantaria).

Estas marcas tem como função identificar o artesão ou grupo de artesãos que talhou aquela pedra para aquele específico local da construção.

Encontram-se em muitas das pedras utilizadas desde as pedras do chão, como se pode ver nalguns locais do Mosteiro da Batalha, embora muito desgastadas por séculos de passagens, até às paredes, algumas delas vandalizadas pelos riscos a lápis ou caneta de alguns inconscientes.

A marcação das pedras serviria para efectuar o pagamento aos grupos de artesãos, que deste modo saberiam com rigor o que teriam a receber, visto serem pagos por peça talhada.

Mas algumas das marcas de pedreiro para além da mera marcação com fins contabilisticos teriam também um significado mais oculto de ligação à Maçonaria.

As marcas mais estudadas são as de Eneida do Paiva, catalogadas e examinadas por Aarão de Lacerda, tendo ficado estes Templo conhecido pelo Templo das Siglas, devido à profusão de Marcas (siglas) de Pedreiro.

Ao longo do país ou pela Europa fora, se visitar Castelos ou Mosteiros, procure e olhe Com Calma... para as pedras que fazem o conjunto e pode ser que encontre algumas Marcas ou Siglas, que foram deixadas pelos Pedreiros e Canteiros anónimos e que fazem parte da Alma... dos lugares

4 comentários:

nelsonmateus disse...

Eneida do Paiva?
ok, já tomei nota, agora só m falta arranjar 1 tempinho pra ir até lá. :D

Suzy Pascoali disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzy Pascoali disse...

No mosteiro da Batalha tudo é incrível, inclusive estas marcas de pedreiro!

Anjo da Guarda disse...

Se acham que isso é muitas marcas, vão ao Convento do Carmo (ao que resta dele, vá). Tenho 116 fotos individuais, só da parede Nascente...